Como atrair Borboletas para o seu Jardim!

O que fazer ?

Inicialmente, é preciso ter em mente que as borboletas predominantemente procuram o néctar. Elas buscam por plantas e flores das quais podem se alimentar, além de plantas hospedeiras para suas larvas.

Espaços abertos e ensolarados, com plantas bem regadas e abrigadas contra o vento, são outros fatores no qual você deve pensar quando quiser criar um espaço convidativo às borboletas.

Aqui estão 15 flores que você deve adicionar ao seu jardim caso queira atrair esses belíssimos e coloridos insetos!

1 Cambará: 

Comum em várias partes do mundo e tolerante aos mais diversos climas, essa flor é uma ótima opção de baixo custo e manutenção para quem quer atrair borboletas de todos os tipos.

ATENÇÃO: o manuseio do cambará sem luvas pode provocar reações alérgicas e irritações na pele, portanto tenha cuidado!

2 Funcho:

Além de fortemente aromático e uma excelente adição à varias receitas, o funcho (também conhecido como erva-doce) é ótimo para atrair lindas borboletas e abelhas.

3 Verbena:

Borboletas são muito atraídas pelo néctar de vários tipos de verbena, uma delicada flor campestre que pode vir de diversas cores.

4 Helicônia-papagaio:

Este é o tipo de helicônia mais conhecido e plantado em todo o mundo, é perfeita para o clima brasileiro, por ser uma planta tipicamente tropical. Ela também é encontrada em diversas cores e todas atraem borboletas.

5 Margarida:

Margaridas são as flores queridinhas e preferidas de vários tipos de borboletas, lagartas e joaninhas.

6 Boca-de-leão:

Esta lindíssima flor, também conhecida como boca-de-lobo, serve como hospedeira para as larvas da borboleta-castanheira.

7 Lavanda:

Uma das maiores vantagens da lavanda é que, além de perfumada e maravilhosa, ela atrai borboletas e afasta os mosquitos.

8 Mostarda:

A mostarda é bastante conhecida por suas sementes, usadas na produção do famoso condimento culinário, mas é também um lindo atrativo para as borboletas.

9 Flor-de-coral:

Conhecida por muitos como Russélia, essa planta chega a ter quase dois metros de altura e fica linda quando usada em morros naturais ou artificiais, transformando-se em uma parede que atrai muitas borboletas!

10 Maracujá:

A exótica flor de maracujá trazem um belo colorido a qualquer jardim, além da deliciosa fruta. Ela também atrai diversos tipos de borboletas que são atraídas tanto pelo seu néctar como por sua folhagem.

11 Girassol:

Estas maravilhosas flores de verão fornecem o néctar a diversas borboletas, bem como abrigo às suas larvas.

12 Sálvia:

A Sálvia, também conhecida como Alegria-dos-jardins, costuma murchar no inverno, mas brota novamente na primavera, trazendo consigo mais borboletas.

13 Beijinho:

Também conhecido como beijo-turco, o beijinho é outra flor facilmente encontrada nos jardins brasileiros. Além de lindas e coloridas, suas flores atraem várias borboletas de porte menor, e de várias espécies.

14 Buganvília:

Genuinamente Brasileira, podemos encontrar esta trepadeira por todo o país. Se você tem uma em casa, sabe que ela costuma atrair centenas de borboletas, principalmente na primavera!

15 Bardana:

Esta flor é tradicionalmente cultivada por causa de suas propriedades medicinais, que são predominantemente encontradas em sua raiz, mas a bardana também é o alimento anfitrião favorito de algumas lagartas.

 

Fonte: SuperCriativo